terça-feira, 28 de abril de 2009

Sobre Spínola

O General Spínola, fora um dos mais influentes militares
no pré, no durante e no pós revolução de 25 de Abril.
Na escola, a nossa professora de história pediu-nos que
fizéssemos uma ficha de leitura sobre um texto que contava,
resumidamente, a história de fantástica pessoa.


A seguir a execução da tarefa, fiquei emocionalmente tocado
com o que eu havia escrito, e senti-me na obrigação de
partilha-lo convosco, meus prezados leitores.

A história de Spínola é uma das coisas mais importantes a se reter deste período da história. Não só por se ter levantado, de forma ímpar, contra o Estado Novo, mas também por tê-lo feito quando era um general que, devido ao seu alto posto, não era tão carente da liberdade como o povo. Mas não ficou por aí. Tanto era movido pela justiça que, mesmo a seguir à revolução, continuou a sua luta pela democracia. E, uma vez mais, lá teve que dar o peito às balas, e erguer-se contra os inimigos da democracia (que agora eram os Comunistas de extrema-esquerda do PCP), quando viu que esta estava amea-çada. E perdeu, perdeu, perdeu. Mas nunca desistiu. Se, a seguir ao 11 de Março (de 1975), nada mais fez para tentar afastar os extremistas do poder, é porque não foi preciso. A democracia havia vencido, e para Spínola, já não havia o que fazer.
Spínola foi é mais que um importante homem na história. Spínola é a síntese de perseverança, valores, justiça, e amor à pátria. Spínola, é um exem-plo de homem a ser seguido por todos. Se hoje podemos dizer que somos livres, o Spínola é um dos homens que mais merecem os nossos agradecimentos.

Obrigado General Spínola. Obrigado por quem eu sou. Mas sobretudo, obrigado por quem eu posso vir a ser.

Rodrigo Alencar.

1 comentário:

Emms. disse...

ontem nao respondi porque a minha net foi abaixo, mas olha que realmente o final... (;
esta mesmo bem.