quinta-feira, 11 de junho de 2009

Reflexão sem Tolstoi, mas com outro Russo.

e aqui estava eu a ouvir legião urbana e a conversar no msn (em vez
de estudar :x ). E eis que de repente (escreve-se separado. ensina-
mentos da Tia Sandra, não há falha) começa a tocar "Teatro dos
Vampiros". E eu penso "epá, eu adoro esta música". E lá comecei a
cantar... Pera... como é mesmo? Não consigo me concentrar enquan-
to oiço "Vento no Litoral", deixa-me mudar de volta. Ah, sim. Então a
música comentou, e eu fui cantando "Sempre Precisei de um pouco
de atenção/ Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto".

...

O Robs acaba de me mostrar o "Rock Band" dos Beatles e agora o
raciocínio foi-se todo pelo ralo. Vou voltar a ouvir a música e...

...

Já está. Como eu dizia, comecei por cantar a música, e lá lembrei da
minha velha questão. Algo mais ou menos como: "epá, até parece
que sou eu a dizer isso. Eu sempre precisei de atenção, eu preciso de
atenção. E nunca soube muito bem quem eu era, começo a descobrir
cada vez mais e melhor. " É bastante pertinente, e sempre volta,
quando oiço a música. Isso leva-me a levantar duas questões.

Número um, por que é que nós precisamos de tanta atenção?
Será que tem a ver com sermos seres sociáveis? Será que é algo que
os que sofrem, é por terem tido falta de atenção na infância?

Número dois, Por que que quase nunca, nós nos conhecemos de
facto? É comum nós pensarmos "eu sei tudo sobre mim", mas raras
são as pessoas, que de facto se conhecem. Acho que só conheço duas
pessoas que são mesmo conscientes de si. Por que que nós, que tan-
toqueremos saber e conhecer, sabemos tão pouco de nós mesmos?
Será medo? É isso?


Bem, o Renato Russo diz que a música é sobre a TÊVÊ. Eu, no inicio,
pensava: "Será que é mesmo sobre a tv e não sobre nós?". Depois,
parei pra pensar e veio-me algo à mente. O que é a TV, se não uma
síntese de nós mesmos? *1

isso tudo lembra-me um sábio ensinamento: 'Uma boa pergunta,
contem em si uma boa resposta.'


Post Scriptum: Perguntaram-me o que eu queria dizer com "a tv
ser uma síntese de nós mesmos. Disseram-me que fui "pouco claro"
Pois bem. Quem faz a tv? Para quem ela é feita? Sobre o que ela
fala? Entenderam?

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez a necessidade de atenção seja uma questão humana. Entretanto, acho que isso remete uma resposta mais subjetiva, mais pessoal. Às vezes é falta de atenção na infância, ausência de algum familiar, sentir-se e ser excluído do meio. Ser diferente, ser esquecido, deixado. Quem sabe?
O auto-conhecimento é uma estrada, um caminho. Nem todos são capazes de percorrê-lo. Fica a cargo dos espíritos mais esclarecidos, das mentes mais conscientes. Mas, ainda que nós, como espécie, não nos conheçamos (certa a conjugação do verbo?) em nossa plenitude, ninguém vive na completa e total escuridão. As respostas - ou as perguntas - estão dentro de cada um e ecoam na mente na forma de lembranças vagas, momentos marcantes e reflexões cotidianas. Ainda mais, se tudo viesse à superfície, a vida talvez seria mais sem graça, mais plana. E os psicólogos e psicanalistas morreriam de fome.

=*